POD1 Comércio de Software

logotipo

Soluções em tecnologia para farmácias e drogarias.


Ir diretamente para o conteúdo

Dicas

Motivação para Equipe- 50 dicas para motivar sua equipe

10/06/2009

Motivação- 50 dicas para motivar sua equipe

Motivação é um tema sempre presente nas organizações , mas a motivação vem de dentro através de atitudes que fazem a diferença.

Motivar, estimular, criar condições para que as pessoas não apenas produzam mais, mas, sobretudo, sintam-se parte daquilo que estão construindo, são grandes desafios das empresas.

Pensando nisso foi que a revista TD Desenvolvendo Pessoas, apresentou 50 dicas e sugestões de como estimular, conectar e motivar pessoas no trabalho.

Começaremos então, apresentando as 10 primeiras dicas. Leia, inspire-se e inspire seus colaboradores.

1) Forneça feedbacks
Muitas vezes, problemas de desmotivação originam-se depois de o funcionário não ter sido sequer notado pela execução de algo especial. Fale agora, portanto, ou cale-se para sempre, e assuma as conseqüências.

2) Rotacione o feedback
Desarme-se e disponha-se a ouvir o que não quer. Trate a questão de forma profissional e aja da mesma forma cão passar comentários não exatamente elogiosos. Tenha em mente que seu papel, enquanto gestor, é o de criar um ambiente de confiança. Se críticas forem necessárias, tente encaminhá-las dentro de uma perspectiva de aprendizagem.

3) Crie um ambiente agradável
Permita que as pessoas caminhem, conversem, interajam, levem objetos pessoais para seus postos de trabalho e, sempre que possível, que ouçam música. Lembre-se que um ambiente agradável não é, necessariamente, aquele que você cria, mas, sobretudo, aquele que você, com sua equipe, compartilha.

4) Cuide dos fatores físicos
O arranjo físico, como o acesso fácil às ferramentas necessárias, a limpeza e a higiene no ambiente de trabalho mostram atenção e valorização dos profissionais. Também vale ter cuidado com os tipos de móveis, cores e estilo de decoração, que são importantes estímulos visuais.

5) Perspectiva de progresso
Quando não é possível aumentar os salários, dê aos colaboradores uma perspectiva de melhora, como um plano de carreira ou possibilidade de promoção. Converse sobre isso, e demonstre que você está sensível a essas questões.

6) Estimule a reciclagem
O colaborador deve ser incentivado a se reciclar e a incorporar novas competências, ampliando seus horizontes e a visão do que realiza no cotidiano. Crie esse estímulo, mostre novas realidades do seu negócio, de sua área, de forma que o colaborador perceba a necessidade de acompanhar esse desenvolvimento.

7) Instale um painel de fotos
Tire fotos suas e de todos os colaboradores – em situações do cotidiano ou em festas – e coloque-as na parede. Você logo verá a diferença no ânimo de seu pessoal. Não se esqueça de se incluir nas fotos.

8) Permita intervalos
Todos vão render mais e ficar motivados se puderem parar para respirar. Diga isto e mostre como é importante uma parada de tempos em tempos.

9) Crie um “momento mágico”
Uma vez por semana, desenvolva alguma atividade inusitada junto de sua equipe, como leitura de contos, anedotas, roda de histórias, sessão de meditação, entre uma infinidade de opção que você tem para quebrar a rotina, integrar seu pessoal, divertir e motivar para o trabalho.

10) Crie espaço para desenvolver talentos
Sempre que possível identifique colaboradores que gostariam de apresentar algum trabalho ou performance para a equipe. Nada relacionado ao trabalho. Por exemplo, se alguém gosta de cantar, crie esse momento nas empresas, convide o(s) funcionário(s), e planeje uma apresentação.

Na próxima edição será apresentada mais 10 dias de motivação.

Fonte : ROSELI LEVY – DIRETORA DA HEROS LEVY & ASSOCIADOS

Últimas dicas

(01/10/2010) Saiba todas as formas de contato com a POD1

(03/03/2010) Entrada eletrônica de produtos

(10/06/2009) Motivação para Equipe- 50 dicas para motivar sua equipe

(14/05/2009) Remédio não é docinho

(15/03/2009) Ouvidoria POD1

(08/02/2009) Saiba como jogar remédios no lixo

(23/10/2008) POD1 INFORMA : SAIBA COMO CONTATAR A POD1 DA MANEIRA MAIS...

(22/10/2008) Sebrae: 10 passos para um negócio saudável

(20/10/2008) Ainda com problemas para se adequar ao SNGPC?

(29/08/2008) Saiba como jogar fora medicamentos vencidos

Veja todas as dicas

Acesso Restrito

Recuperar senha


Parceiros