POD1 Comércio de Software

logotipo

Soluções em tecnologia para farmácias e drogarias.


Ir diretamente para o conteúdo

Notícias

Medicamentos ajudam a reduzir sintomas relativos ao aumento da próstata

06/11/2008

Os medicamentos usados para impotência sexual e a toxina botulínica (o popular botox) estão sendo estudados pelos urologistas como solução para a redução dos sintomas do aumento benigno da próstata (hiperplasia), entre eles o jato urinário mais fraco e interrompido, micção noturna, urinar mais vezes durante o dia e urgência para urinar.

Essas alternativas de tratamento, ainda em fase de experimento, serão apresentadas pelo médico Carlos Arturo Levi D'Ancona no Simpósio Internacional de Urologia, Radiologia e Anatomia Patológica, nos dia 7 e 8 de novembro, no Hotel Quality, em Itupeva (SP), promovido pela Disciplina de Urologia e pelo Departamento de Anatomia Patológica da Unicamp em conjunto com o Centro de Estudos do Centro Radiológico Campinas.

De acordo com o urologista Carlos Arturo Levi D'Ancona, coordenador do Simpósio, após os 40 anos de idade 50% dos homens apresentam os sintomas do aumento benigno de próstata, dos quais 25% acabam necessitando de tratamento cirúrgico. Os sintomas da doença aumentam conforme a idade, chegando a atingir 80% dos homens acima dos 80 anos. Segundo o especialista, os estudos realizados indicam que a toxina botulínica, por exemplo, age na próstata, facilitando a micção e proporcionando grande alívio aos portadores da doença.

O urologista Osamu Ikari, que durante o Seminário, na sexta-feira, 07 de novembro, às 8h20, apresentará estudos sobre a qualidade de vida dos pacientes com obstrução benigna da próstata, explica que é possível ao médico acompanhar a evolução do quadro do paciente por meio de exames periódicos, sem que seja ministrada medicação ou outro tratamento. Desta forma, evita-se que o paciente sofra com os efeitos colaterais dos remédios e com a cirurgia antes da hora. "Não há qualquer risco para o paciente, pois o acompanhamento vigiado é interrompido tão logo o urologista perceba a necessidade de medicação ou de uma intervenção cirúrgica" explica.

Outro avanço nessa área são as cirurgias, quando necessárias, com o uso do laser e de radiofreqüência, que possibilitam a necrose apenas do tecido da parte aumentada da próstata, sem a necessidade de uma cirurgia formal. A radiofreqüência tem resultados semelhantes aos dos medicamentos, com a vantagem de não ter os mesmos efeitos colaterais. Já o resultado da cirurgia a laser é similar ao da intervenção tradicional, com as vantagens de menor risco de sangramento, menor tempo de internação e recuperação mais rápida.

O médico Osamu Ikari explica que a alternativa mais comum é a ressecção endoscópica, que permite a retirada apenas da parte interna da próstata, um tecido que, ao aumentar, comprime a uretra e provoca a sintomatologia. "O mais importante na hora de optar por um tratamento ou por uma nova tecnologia é avaliar como será a qualidade de vida do paciente, a sua recuperação e o bom resultado do tratamento", orienta o especialista.

O aumento benigno da próstata não está relacionado ao câncer da próstata, no entanto é necessário que os homens acima dos 45 anos de idade realizem o exame de toque e o PSA (Antígeno Específico da Próstata, medido pelo exame de sangue). "É necessário que os homens conscientizem-se de que os dois exames são necessários, pois um complementa o outro", alerta o especialista

Fonte: Jornal de Vinhedo

Últimas notícias

(23/05/2011) NOVO PORTAL

(17/05/2011) Pesquisadores descobrem gene que controla a gordura do...

(17/05/2011) Medicamento nacional contra a Aids reduzirá custos do SUS

(17/05/2011) Sistemas ficarão fora do ar para manutenção da rede...

(16/05/2011) Brasil libera lote de 1º genérico nacional para tratamento...

(12/05/2011) Café pode proteger mulheres de forma agressiva de câncer de...

(10/05/2011) Nova norma reafirma controle sobre antibióticos

(06/05/2011) Medicamentos ficam mais baratos a partir de Julho.

(29/04/2011) Governo MT regulamenta dispensa do uso do ECF até 31 de...

(29/04/2011) Sefaz MT cria sistema que possibilita visualização dos...

Veja todas as notícias

Acesso Restrito

Recuperar senha


Parceiros